Seções / Marcadores

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Tutorial Fácil - Seu celular como webcam bluetooth

















O barateamento da tecnologia nos trouxe oportunidades que a 10 anos atrás só pensaríamos ser possível em filmes. Celulares quando surgiram eram grandes, feios, caros tanto o equipamento quanto o custo de uso, mal faziam a sua premissa básica... realizar chamadas móveis. Pois bem o intuito desse post é dar mais um grande passo para o aproveitamento dessa tecnologia que provavelmente irá funcionar em praticamente qualquer modelo de aparelho que tenha Câmera Fotográfica e conexão bluetooth. Também é necessário que seu computador também tenha adaptador bluetooth USB ou interno. (se não tiver é barato, R$ 5 ou R$ 10 no mercado livre). O programa funciona também com Wifi, mas não testei e wifi é mais raro do que bluetooth em celulares, num próximo tutorial quem sabe...
E o mais legal disso tudo que o mesmo software atende vários modelos de celulares e também tem uma versão em .jar (java) que é compatível na maioria dos dispositivos móveis e também o mais explodidor de cabeças é que é para WINDOWS E LINUX !!!

Então vamos lá!!!?

*Pra você apressadinho como eu, que vê o nome do programa e corre pra baixar e só volta no tutorial se algo dá errado, o site do projeto: http://sourceforge.net/projects/smartcam/


Entrando no site do projeto, para quem não está familiarizado com o source forge, não clique simplesmente em "donwload" (o apressadinho lá de cima fez isso), clique em "Files" para ver o modelo correto do seu celular e sistema.
Sendo necessário que você baixe o cliente (aplicativo celular) do seu modelo de celular, e o servidor (aplicativo do computador) do seu sistema operacional.

No meu caso uso o N95 clássico, portanto meu sistema operacional é o symbian 9.2 é melhor sempre tentar usar a versão adequada ao invés da versão genérica (java) pois a resposta conforme meus testes foi mais precisa. Caso não saiba o modelo do sistema do seu celular procure na internet, caso não tenha ou não funcione tente a versão JAVA (smartcam_jme).

Escolhido o sistema do celular, instale o aplicativo como instala qualquer outro aplicativo no seu aparelho (ah não tem Iphone é pq nele é tudo bloqueado, mas aposto q tem um no app store só esperando seu cartão de crédito internacional) depois de instalado, vamos agora instalar no computador.

Escolha dentro de Files, windows ou linux, esse tutorial explicará o funcionamento em ambos pq eu acredito no amor entre os Sistemas Operacionais.

Windows:
Com o adaptador bluetooth funcionando no computador, configure para que possa ser visto, é ate bom fazer um teste com o seu celular enviar um arquivo para o computador, receber etc...Então baixe a versão 1.4 (Home / smartcam_windows / SmartCam_v1_4) e instale no computador.



Executando o arquivo a unica configuração que vc deve fazer o sistema é essa, dentro de File, Settings marcar Bluetooth (olha o wifi ai), agora vamos pro celular!








No celular execute o aplicativo, e dentro de settings você pode alterar qual câmera deseja usar, resolução, etc..
Configure o "Bluetooth server" e encontre o seu computador.
Feito isso basta na tela principal escolher Connect e pronto!




No windows é só isso! lembrando que seu bluetooth do windows nas "Configurações Bluetooth" DEVE ser configurado para poder ser encontrado!

Muito simples!

Então é isso, na próxima sexta estarei colocando o tutorial de como fazer isso no linux!

até breve!

ps. Detalhe para o atraso do bluetooth na captura da imagem, a webcam pegou o meu "joinha" ja o bluetooth ainda estava enviando...

3 comentários:

  1. tentei varias vezes com o celular sansung B5702 mas não deu certo.será q nesse caso tem como realizar essa conexã

    ResponderExcluir
  2. Olá Samir obrigado pelo comentário
    qual o erro que aparece?

    tentou a versão java?

    ResponderExcluir